Última Atualização do site:  

25/06/2019 15:30:28

ÚLTIMAS NOTÍCIAS / Energia
 
Governo destaca capacidade de modernização da Copel
 
23/01/2019
Fonte: AEN-PR

O governador Carlos Massa Ratinho Junior esteve nesta terça-feira (22) na estrutura da Copel em Pinhão, na região Centro-Sul do Paraná. Ele foi à Usina Governador Bento Munhoz da Rocha Netto, a maior da Copel, com 1.676 MW de potência. Também esteve no Jardim Botânico, que abriga uma das mais completas coleções de plantas de clima temperado do Paraná e uma das melhores do Brasil, reconhecida nacional e internacionalmente.

Ratinho Junior destacou a importância da usina, que completa 40 anos no ano que vem, e a permanente modernização da Copel. “A Copel não para de se modernizar. Isso é uma grande vantagem da empresa e de seu corpo técnico, que sempre estão pensando em evoluir”, disse. “Viemos conhecer uma turbina que está sendo reformada para entrar com uma nova tecnologia que vai aumentar a capacidade de geração da usina. Isso demonstra que a Copel está sempre se reinventando e investindo para levar energia de qualidade até a casa das pessoas”, afirmou.

A usina está localizada no Rio Iguaçu, a 240 quilômetros de Curitiba. Começou a operar em 1980, então denominada Foz do Areia. Sua construção provocou a desativação da Usina Salto Grande do Iguaçu, primeiro aproveitamento no Rio Iguaçu, que funcionou de 1967 a 1979.

O nome atual da usina é uma homenagem ao Governador Bento Munhoz da Rocha Netto, que liderou o Paraná de 1951 a 1955 e promoveu muitas obras importantes, como a construção do Centro Cívico de Curitiba e a criação da Copel, em 26 de outubro de 1954.

O presidente da Copel, Daniel Pimentel Slaviero; o diretor de Geração e Transmissão da empresa, Sérgio Lamy; o chefe da Casa Civil do Governo do Estado, Guto Silva; o secretário estadual do Planejamento, Valdemar Bernardo Jorge; e o deputado estadual Hussein Bakri acompanharam o governador.

JARDIM BOTÂNICO – O governador também conheceu o Jardim Botânico de Faxinal do Céu, localizado na vila que abrigou os operários responsáveis pela construção de Usina Bento Munhoz da Rocha. Na década de 1970, antecipando-se a qualquer exigência por parte de Órgãos Ambientais, a Copel criou a assessoria de ecologia, com o objetivo de desenvolver projetos florestais para recuperação das áreas degradadas pelas obras de construção de usinas hidrelétricas.

Ao longo dos anos, foram além e promoveram a recomposição e enriquecimento paisagístico do canteiro de obras, vilas residenciais, acessos e áreas adjacentes às principais instalações da usina.

Em Pinhão, inicialmente foi implantado o Horto Florestal de Faxinal do Céu, atualmente denominado Jardim Botânico. Em seguida foram desenvolvidos os Hortos de Segredo (Usina Governador Ney Braga) e Caxias (Usina Governador José Richa), que representam com fidelidade as formações florestais que ocorrem ao longo do Rio Iguaçu, demonstrando a gradação do clima mais frio e úmido para o quente e seco.

O Jardim Botânico de Faxinal do Céu e os Hortos de Salto Segredo e Salto Caxias são um verdadeiro “berçário” verde, que podem produzir anualmente cerca de 300 mil mudas, entre espécies nativas e exóticas. São 18 hectares de área manejada, onde são cultivadas cerca de 800 espécies de plantas exóticas e nativas.

As mudas são usadas para plantios promovidos pela Copel por meio dos programas Florestas Ciliares e Florestas Urbanas, além de serem utilizadas como instrumento de educação ambiental em datas comemorativas relacionadas ao meio ambiente.

Na Usina Governador Bento Munhoz da Rocha Netto a imbuia, o pinheiro-do-paraná e as belas flores de açucenas ganham destaque, a fim de compensar o desaparecimento a que estão sujeitas estas espécies em praticamente todo o Estado.

 

 
 Galeria de Fotos
 
 Outras Notícias
» Governo entrega R$ 6,6 bilhões em obras de geração de energia
» Tecpar fomenta inovação para o desenvolvimento tecnológico
» Copel é eleita a melhor distribuidora da América Latina
» Tecpar apoia empresas para definir política de logística reversa
» Estado lança chamadas públicas para três mil bolsas e projetos de pesquisa
» Copel é eleita a melhor distribuidora do Brasil na avaliação do cliente
VER TODAS
 
SILVANA SOUZA SANTOS RAMOS
SILVANA SOUZA SANTOS RAMOS
LEVALDO SONI MOURINHO
LEVALDO SONI MOURINHO
ROGÉRIO FIGUEIREDO JORGE
ROGÉRIO FIGUEIREDO JORGE
ANGELA CRISTINA THOMÉ DE OLIVEIRA
ANGELA CRISTINA THOMÉ DE OLIVEIRA
JOAQUIM JOSÉ DA TRINDADE
JOAQUIM JOSÉ DA TRINDADE
MICHEL BERTAIOLLI PRIMO
MICHEL BERTAIOLLI PRIMO
VALDEIR HELENO DOS SANTOS
VALDEIR HELENO DOS SANTOS
PAULO UTIDA SHIBUYA
PAULO UTIDA SHIBUYA
ADILSON FAVARIN NIETO
ADILSON FAVARIN NIETO

Segunda à Sexta: Das 08:00 às 12:00/13:30 às 17h00. Sessão Ordinária: Segunda-Feira às 19h00min.

Rua Padre Manoel da Nóbrega, 1118 - Centro

CEP:85835-000 - JESUITAS - Paraná

(44) 3535-1295

camjese@cmjesuitas.pr.gov.br