Última Atualização do site:  

17/09/2019 14:06:15

ÚLTIMAS NOTÍCIAS / Trabalho
 
Paraná mantém crescimento de empregos e totaliza 40.537 em sete meses
 
23/08/2019
Fonte: AEN-PR

O Paraná manteve a tendência de crescimento na criação de empregos. No acumulado de 2019, o Paraná abriu 40.537 vagas, sendo a quarta unidade da federação que mais empregou.

Em julho, o saldo de postos de trabalho foi de 571 vagas formais, de acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgados nesta sexta-feira (23) pelo Ministério da Economia. Os setores que mais empregaram no Estado foram serviços (2.248 novos postos) e construção civil (663).

O Governo do Estado ampliou as ações para induzir a geração de emprego e renda no Paraná. Neste mês, o governador Carlos Massa Ratinho Junior lançou o programa Descomplica, que facilita a vida de quem quer empreender e gerar emprego. O programa tem três vertentes: liberação do CNPJ e das autorizações para empresas de baixo risco em menos de 24 horas, soluções para fechamento de empresas e a instalação de um comitê permanente de desburocratização com a participação da sociedade civil.

Também foram reforçadas as iniciativas para atrair novos investimentos produtivos. O principal exemplo é o Paraná Day, evento em que são apresentadas as potencialidades e oportunidade de investimentos no Estado a investidores e empresários. Já foram realizados eventos em Curitiba, São Paulo e em Nova York (EUA). Nesta terceira edição, o Paraná Day reuniu executivos de corporações internacionais que mantêm investimentos globais. A apresentação foi feita pelo governador Ratinho Junior, na Câmara de Comércio Brasil-EUA.

Outro exemplo é o portal Invest Paraná, criado pela Agência Paraná Desenvolvimento e a Celepar e que concentra todas as informações disponíveis sobre o Estado para facilitar a atração de investidores nacionais e internacionais.

PARCERIA – O secretário da Justiça, Família e Trabalho, Ney Leprevost, destaca a parceria entre o Estado e o setor privado para agilizar e facilitar a contratação de trabalhadores em diversos setores e regiões do Paraná. “Os números demonstram o comprometimento da nossa gestão com a captação de novas vagas de empregos formais por intermédio das agências do trabalhador e em parcerias com o setor produtivo, no intuito de gerar cada vez mais emprego e renda para o trabalhador paranaense, fazendo com que também movimente a economia do nosso Estado”, disse.

CONSTRUÇÃO CIVIL – A economista Suelen Glinsk, do Departamento do Trabalho da Secretaria de Justiça, Família e Trabalho, destaca o reaquecimento do mercado imobiliário como o grande destaque do mês de julho no Paraná. “A construção civil voltou a crescer e a empregar, com um efeito importante dos investimentos privados. Além disso, o setor de serviços representou um avanço considerável”, ressaltou.

Para a economista, a melhora do setor da construção civil significa que os investidores estão mais otimistas, com planejamento de médio e longo prazo. “Isso alavanca também outros setores porque se trata de um setor que demanda muita prestação de serviços”, explicou.

CIDADES – Curitiba liderou o ranking da geração de empregos em julho, com 2.684 postos, seguido por Cascavel (476), Pato Branco (1.925), São José dos Pinhais (358), Pinhais (221) e Paranavaí (219).

DADOS NACIONAIS – Pelo quarto mês consecutivo, o emprego formal cresceu no Brasil. O Caged mostrou a abertura de 43.820 vagas de trabalho com carteira assinada em julho, um crescimento de 0,11% em relação a junho.

Também houve crescimento no emprego se considerados os resultados dos sete primeiros meses deste ano. De janeiro a julho foram abertas 461.411 vagas formais, variação de 1,20% sobre o estoque. Em 2018, no mesmo período, as novas vagas tinham somado 448.263.

Nos últimos 12 meses, o saldo ficou positivo em 521.542 empregos, variação de +1,36%. Assim como no acumulado do ano, os últimos 12 meses tiveram crescimento maior do que no período anterior. Em 2018, o saldo tinha ficado positivo em 286.121 vagas.

 

 
 Galeria de Fotos
 
 Outras Notícias
» Receita Estadual e Banco do Brasil modernizam cobrança do IPVA
» Paraná prevê 23,3 milhões de toneladas na safra de verão 2019/2020
» Procon do Paraná aplica mais de R$ 1 milhão em multas
» Transporte de cargas por trem cresce 15% nos Portos do Paraná
» Produção industrial do Paraná tem o maior crescimento do País
» Doe parte do IR para atendimento a crianças e adolescentes
VER TODAS
 
SILVANA SOUZA SANTOS RAMOS
SILVANA SOUZA SANTOS RAMOS
LEVALDO SONI MOURINHO
LEVALDO SONI MOURINHO
ROGÉRIO FIGUEIREDO JORGE
ROGÉRIO FIGUEIREDO JORGE
ANGELA CRISTINA THOMÉ DE OLIVEIRA
ANGELA CRISTINA THOMÉ DE OLIVEIRA
JOAQUIM JOSÉ DA TRINDADE
JOAQUIM JOSÉ DA TRINDADE
MICHEL BERTAIOLLI PRIMO
MICHEL BERTAIOLLI PRIMO
VALDEIR HELENO DOS SANTOS
VALDEIR HELENO DOS SANTOS
PAULO UTIDA SHIBUYA
PAULO UTIDA SHIBUYA
ADILSON FAVARIN NIETO
ADILSON FAVARIN NIETO

Segunda à Sexta: Das 08:00 às 12:00/13:30 às 17h00. Sessão Ordinária: Segunda-Feira às 19h00min.

Rua Padre Manoel da Nóbrega, 1118 - Centro

CEP:85835-000 - JESUITAS - Paraná

(44) 3535-1295

camjese@cmjesuitas.pr.gov.br